sábado, 31 de agosto de 2013

GCMs de São Manuel participam de Encontro Regional da Defesa Civil

O encontro contou com a participação dos subcomandantes da
GCM de São Manuel, Gomes e Sandra.
Foi realizado entre os dias 28 e 29 de agosto na cidade de Tatuí um importante encontro regional da Defesa Civil. O objetivo do encontro foi tratar de uma oficina preparatória para a chamada Operação Verão, ocasião em que os representantes do poder público,estadual e municipal, se preparam para a época de chuvas que fatalmente gera transtornos a diversas cidades. 


As palestras foram voltadas a todos os agentes de Defesa Civil da região de Sorocaba. A meta é aperfeiçoar os recursos existentes e antecipar situações de risco, articulando a participação das secretarias estaduais e municipais envolvidas, além de órgãos de atendimento emergencial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e as representações comunitárias.
As equipes municipais de Defesa Civil são preparadas durante as oficinas regionais para o desencadeamento de ações preventivas com o acompanhamento da previsão meteorológica, a medição dos índices pluviométricos e as vistorias técnicas de campo em áreas de risco, visando à remoção preventiva dos moradores das áreas em situação de risco iminente.

 Conceito
A Defesa Civil compreende o conjunto de ações preventivas, de socorro, assistenciais e recuperativas, destinadas a evitar ou minimizar desastres, preservar o moral da população e restabelecer a normalidade social. As atividades fundamentais viram restabelecer a normalidade da vida em sociedade, atuando nas situações de guerra, catástrofes decorrentes da ação na natureza e efeitos decorrentes de atividades da própria sociedade. Trata-se de um instrumento de segurança nacional.

Fonte: Diretoria de Segurança e Trânsito e Diretoria de Comunicação -  Município de São Manuel

Nenhum comentário:

Postar um comentário