sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

DIRETORIA DE TRÂNSITO TEME ACIDENTES POR EXCESSO DE VELOCIDADE

Lombada educativa com indicação de velocidade
Educação para o trânsito - Tendo em vista os acidentes que constantemente ocorrem no trânsito brasileiro, muitas cidades vêm implantando a fiscalização eletrônica de velocidade, a fim de promover não somente a educação para o trânsito, mas preservar vidas. Nos casos em que se processam autuações, os valores arrecadados são utilizados para manutenção da sinalização viária e manutenção do trânsito. Um recurso moderno e que pode ser instalado em pontos estratégicos das cidades é a Lombada educativa. Sem a finalidade da autuação, ela é caracterizada pela indicação de dois totens, um de cada lado da via, em que o indicador digital da velocidade faz com que o condutor do veículo adeque-se ao limite máximo permitido; Esse recurso tem sido útil em pontos onde foi necessário à autoridade de trânsito diminuir a velocidade da via a fim de preservar vidas e evitar acidentes. Muito se pede a lombada tradicional, mas é um recurso caro de diminuição de velocidade, não acompanha os padrões atuais de educação para o trânsito, devem ser instaladas em áreas especificas para embarques e desembarques. Radares fixos: no ano passado, na primeira audiência pública que tratou de alterações no trânsito na cidade de São Manuel, ocorrida em 06 de agosto na Câmara Municipal,  foi aprovado pela população presente que em alguns pontos fossem instalados radares fixos de fiscalização de velocidade, também para preservar vidas e evitar acidentes; Os radares fixos, ainda que promovam autuações quando o condutor excede a velocidade, não atua com o elemento surpresa, e os moradores, alertados por placas de sinalização e pela habitualidade de uso da via, reduzem automaticamente a velocidade, promovendo, com cada participação respeitosa, maior segurança no trânsito. Atenta aos acidentes recentes nas nossas vias, a Prefeitura Municipal incumbiu à Diretoria de Trânsito o estudo das formas de melhorar a segurança do trânsito em nossa cidade, especialmente naquelas de maior velocidade, com ideias acerca da diminuição do limite máximo, instalação de lombadas educativas, e até radares fixos, de acordo com os pontos indicados pela população, quais sejam:  Avenida José Horácio Mellão nos dois sentidos; Avenida Irmão Aldo Marini, nos dois sentidos; Avenida dos Imigrantes, (entrada da Cohab I e acesso Jardim Ouro Verde); Vicinal Tharcilio Baroni trecho centro até rodovia SP 255, subida/descida Conquista, entrada de acesso ao Distrito de Aparecida; Vicinal Nilo Lisboa Chavasco; Vicinal José Cicarelli; Rua Sebastiana de Barros sentido Pontilhão e prolongamento pela Rua Comendador Luis Fitipaldi até Colégio Agrícola; Os custos estão sendo levantados, para implantação programada, estudos de engenharia de tráfego solicitados, e, quando tudo estiver detalhado, a população novamente será consultada, a fim de colaborar com as melhorias pretendidas e manifestar sua posição a respeito. Por ora, a intenção é diminuir a velocidade das vias, até que sejam encontrados os recursos viáveis e eficazes de melhorias no trânsito para a segurança de todos.  
Radar fixo indicado para população
   
Indicação da fiscalização eletrônica

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